sábado, 3 de abril de 2010

Curso de Pedagogia de Projetos em Temas Ambientais atrai professores da rede pública do entorno do PNMT

.
No último dia 06 de março teve início, na cidade de Serra do Navio-AP, a primeira etapa do Curso de Pedagogia de Projetos em Temas Ambientais, que contou com a participação de 18 profissionais da educação, entre professores da rede pública municipal e estadual e ainda três acadêmicos de Gestão Ambiental, selecionados através de edital pela Secretaria Municipal de Educação de Serra do Navio e pelo GEO-Educacional, ponto focal da Secretaria Estadual de Educação no Município.

O Curso é um projeto que vem sendo amadurecido há pelo menos dois anos entre a equipe gestora do Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque – PNMT/ICMBio e pesquisadores em Educação Ambiental da Universidade Federal do Amapá – UNIFAP, que buscavam formas efetivas de trabalhar temas ambientais com enfoque regional. O principal objetivo do curso é contribuir para o aperfeiçoamento dos professores na construção de projetos interdisciplinares, além de sensibilizar para uma nova abordagem das questões ambientais do Município de Serra do Navio, utilizando as Unidades de Conservação que estão no município como uma referência direta para a Educação Ambiental.

Atualmente, Serra do Navio conta com três Unidades de Conservação em seus limites: um dos módulos da Floresta Estadual do Amapá, o Parque Natural Municipal do Cancão e o Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque, os dois últimos com grande potencial para turismo e atividades educativas. A proposta do Curso baseia-se na compreensão de que a melhor alternativa de mudança é a busca da transformação junto com a interação entre a realidade local e o ensino, valorizando e capacitando o professor como agente executor das ações que, em conjunto com a comunidade escolar, promovam melhorias na qualidade de vida desta população através de projetos educacionais.

A primeira etapa do Curso aconteceu entre os dias 06 e 09 de março e consistiu numa fundamentação teórica sobre temas ambientais e pedagógicos pertinentes, além de repasse de metodologias e técnicas específicas que serão desenvolvidas ao longo de todo o ano letivo de 2010 nas escolas onde atuam os professores capacitados. A proposta do curso é valorizar a vivência destes profissionais, apresentando instrumentos que os auxiliem na construção coletiva de conhecimentos, no ambiente escolar e nas comunidades onde estão inseridos, para que seja possível trabalhar temas ambientais numa perspectiva mais integral, alinhada às realidades regionais.

Após esta etapa presencial, os professores voltaram para suas escolas onde vão iniciar um diagnóstico para identificar um tema ambiental de especial importância para a Escola/Comunidade, que será desenvolvido em um projeto durante o ano, com participação da comunidade escolar e/ou das comunidades locais. O corpo de instrutores e monitores do Curso, que é constituído por Analistas Ambientais do PNMT, docentes e acadêmicos de Ciências Biológicas da UNIFAP e representante da Unidade de Educação Ambiental da Secretaria Estadual de Educação – SEED, acompanharão o desenvolvimento dos projetos nas escolas, por meio de visitas de orientação técnica.

O Curso tem previsão de encerramento para o mês de novembro, com a execução de um seminário público de apresentação dos projetos executados pelos professores para a comunidade do município de Serra do Navio. Ao final, será elaborado um documento sobre o Curso de Pedagogia de Projetos em Temas Ambientais executado no Município de Serra do Navio, através dos relatos de experiências dos Instrutores e professores envolvidos.

Este projeto está sendo executado pela Universidade Federal do Amapá, em parceria com o Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque, e apoio institucional da Prefeitura Municipal de Serra do Navio. O Programa Áreas Protegidas da Amazônia – ARPA, no qual o PNMT está inserido, e o WWF-Brasil apoiam financeiramente a proposta, que poderá ser replicada para outros municípios do entorno do Parque Nacional. De acordo com a Professora MsC. Cristiane Menezes, membro do Grupo de Pesquisa Ações de Educação Ambiental (LABOT/UNIFAP) e coordenadora do Curso de Pedagogia de Projetos em Temas Ambientais, existe a intenção de capacitar outra turma de professores em 2011 no município de Serra do Navio, para dar continuidade ao projeto, além de estender esta atividade para mais um município do entorno do PNMT. Paulo Russo, Analista Ambiental do Parque Nacional e um dos instrutores do Curso, afirmou que a equipe gestora espera ter ótimos resultados desta ação em Serra do Navio e que há o interesse de levar a experiência para o município de Oiapoque, um dos eixos prioritários para a gestão da UC.


Mais informações:


1. Universidade de Federal do Amapá / Laboratório de Botânica e Educação Ambiental – LABOT
Rodovia Juscelino Kubistschek de Oliveira, Km 02, Bairro Marco Zero, Macapá - AP/ CEP 68902-280
Fone: (96) 3312-1775 / 9117-3888 - e-mail: cristiane@unifap.br
Site: http://www.unifap.br/

2. Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque– ICMBio/AP
Rua do Campo, 711 Bairro Centro, Serra do Navio
e-mail: tumucumaque@icmbio.gov.br
Blog: http://www.montanhasdotumucumaque.blogspot.com/
.