terça-feira, 14 de maio de 2013

PARNA Montanhas do Tumucumaque realiza mapeamento dos atrativos turísticos no Polo Amapari


O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), através do Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque (PNMT), no período de 14 à 18 de maio, realizará uma expedição dentro da Unidade de Conservação (UC) federal. O objetivo é fazer o mapeamento dos atrativos turísticos do Rio Amapari.

A analista ambiental, Marcela de Marins, chefe substituta do parque nacional está conduzindo a atividade. Representantes das Secretarias Municipais de Meio Ambiente e Turismo, dos municípios de Pedra Branca e Serra do Navio, também irão compor a equipe de expedição, junto com o grupo do foto clube de Macapá e repórteres do Jornal Amapá em Foco.

O Mapeamento dos atrativos turísticos irá focar os locais mais próximos da entrada do Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque, como a trilha da Copaíba, rio Feliz, Igarapé Geladeira, Lago do Ipê e Polidor.
Rio Amapari, na entrada do Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque.
Foto: Alessandra Lameira

Está sendo realizada a limpeza do Igarapé Geladeira para dá acesso fluvial até uma corredeira e depois será reativada uma trilha na sua margem direita. A ideia é caminhar na trilha até a corredeira e de lá descer numa canoa de madeira sem motor, para contemplar o igarapé e seus sons.  Também serão feitos registros de imagens de alguns atrativos mais distantes dentro da Unidade de Conservação.

O Rio Amapari nasce no alto do município de Serra do Navio, banhando Pedra Branca do Amapari e desaguando no rio Araguari, no território do município de Porto Grande, do Estado do Amapá. 

Nenhum comentário: