sexta-feira, 26 de abril de 2013

Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque no Globo Repórter


Nesta sexta-feira, 26 de abril, o programa nacional Globo Repórter, irá exibir uma matéria especial, tendo como o Tema o Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque. 

A Jornalista Cláudia Gaigher embarcou na aventura de conhecer a Unidade de Conservação, com o apoio dos analistas ambientais do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e Exército Brasileiro. 

A reportagem mostrará a beleza natural da região, pesquisas científicas, emoção e muita aventura. 
Não percam! 


sábado, 20 de abril de 2013

PARNA Montanhas do Tumucumaque realiza Curso de Capacitação para professores da rede pública de Serra do Navio

O Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque (PNMT), junto com a Profª. Msc. Cristiane Menezes e o analista ambiental Paulo Roberto Russo realizará, sábado, 19 de abril, no município de Serra do Navio, o  Curso de Capacitação de professores para o Jardim Sensorial Tumucumaque (JST), parte integrante do Complexo de Percepções Ambientais desta Unidade de Conservação. 
O objetivo é realizar intercâmbio de experiências, planejamento e capacitação de professores para implementação do Jardim Sensorial Tumucumaque.
Cristiane Menezes
Curso de Capacitação de professores para o Jardim Sensorial Tumucumaque (JST), parte integrante do Complexo de Percepções Ambientais desta Unidade de Conservação. Foto: Cristiane Menezes

A oficina tem como tema Ciência e Cidadania. Objetiva construir o Projeto Político Pedagógico do Jardim Sensorial Tumucumaque, definindo competências e estratégias para implementação das ações no âmbito do ensino de Ciências e Biologia.
A proposta desta pesquisa é utilizar a área verde localizada no entorno da Sede do Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque, no município de Serra do Navio, para a implantação de um Jardim Sensorial, destinado a prática de atividades sócio-educativas que contribuam para a melhoria do conhecimento da relação homem-natureza referente a valorização do patrimônio natural no âmbito do Ensino de Ciências e Biologia.
O Jardim Sensorial faz parte do objeto de estudo da profª. Cristiane Menezes  e visa estimular a percepção incluindo os portadores de algum tipo de deficiência visual, auditiva ou física, transmitindo informações sensoriais, podendo assim proporcionar uma estimulação multi sensorial, utilizando todos  os  sentidos,  integrando e consequentemente armazenando essa informação com mais qualidade.
Cristiane Menezes é doutoranda  em Educação em Ciências e Matemática da Universidade Federal do Mato Grosso.

sábado, 13 de abril de 2013

PARNA Montanhas do Tumucumaque inicia atividades de educação ambiental no Vale do Jari


A equipe gestora do Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque (PNMT), junto com o Colegiado de Geografia da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), iniciaram, durante o período de 08 à 12 de abril, as atividades do Curso Pedagogia de Projetos em Temas Ambientais (CPPTA), nos municípios de Laranjal do Jari, Vitória do Jari e Almerim-PA.


Equipe do PNMT e o Colegiado de Geografia da UNIFAP.
Foto: Alessandra Lameira
 No decorrer da semana foram realizadas reuniões apresentando a proposta pedagógica do curso para sensibilizar os representantes das prefeituras e secretarias de Educação e Meio Ambiente dos municípios situados no Vale do Jari, bem como os diretores das escolas estaduais e municipais. Nesta reunião foram abordados pontos específicos do curso, como o método que será utilizado, o público envolvido, o material necessário para sua realização e os objetivos.  
Reunião da Fundação Orsa. 

O projeto conta com o apoio da Organização Não Governamental WWF-Brasil e o Programa Áreas Protegidas da Amazônia (ARPA).
Reunião da Equipe do Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque, Estação Ecológica do Jari e Colegiado de Geografia da Unifap. Foto: Alessandra Lameira

As atividades do curso consistem na fundamentação teórica e capacitação prática de professores da rede pública de ensino, baseando-se na vivência profissional e cotidiana, valorizando o contexto regional. A equipe do curso é constituída por Analistas Ambientais Instituto Chico Mendes da Conservação da Biodiversidade (ICMBio), docentes da Universidade Federal do Amapá e demais parceiros.
Reunião na Secretaria Municipal de Educação de Laranjal do Jari.
Foto: Alessandra Lameira

O CPPTA tem como objetivo de contribuir para o aperfeiçoamento dos professores na construção de projetos interdisciplinares, além de sensibilizar para o tratamento dos problemas ambientais da comunidade, utilizando as unidades de conservação como fontes geradoras de reflexão.
Reuniõescom a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Laranjal do Jari, SESC Jari.
Foto: Alessandra Lameira
Durante as atividades foram estabelecidas parcerias com a Fundação Jari, Secretarias Municipais de Educação e Meio Ambiente de Laranjal do Jari, Instituto Federal do Amapá (IFAP), Coordenadoria de Educação de Almerim, Instituto de Desenvolvimento Rural (RURAP-AP) eServiço Social do Comércio (SESC-Jari).
Deslocamento. Foto: Alessandra Lameira e Paulo Russo. 

A WWF-Brasil apoia a implementação do Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque há vários anos e já realizou expedições científicas para esta unidade de conservação em duas ocasiões 2006 e 2011.

sábado, 6 de abril de 2013

Vídeo da visita técnica de avaliação da Trilha da Copaíba.

Viagem de visita técnica ao Centro Rústico de Vivência (CRV) do Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque (PNMT). Avaliação da Trilha da Copaíba. De 18 à 20 de Março de 2013.

terça-feira, 2 de abril de 2013

PARNA Montanhas do Tumucumaque explora potencial de trilha ecológica

Por Alessandra Lameira
Um a equipe formada por consultoras do Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque (PNMT), pela Coordenação do Curso de Ciências Biológicas, acadêmicos e biólogos, realizaram entre  18 à 20 de março, uma expedição ao Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque. O objetivo da atividade foi de coletar de dados Básicos para a Trilha da Copaíba, localizada no Centro Rústico de Vivência(CRV) do PNMT.
Foto: Alessandra Lameira


Foto: Alessandra Lameira

Foto: Cristiane Menezes e Yuri Silva

Foto: Cristiane Menezes e Yuri Silva

Foto: Cristiane Menezes
 Durante a coleta de dados da Trilha da Copaíba foi possível realizar o georreferenciamento, distância e o tempo gasto na trilha, a capacidade de carga física e de manejo e análise dos pontos de interesse. Outra atividade foi a avaliação de logística para as atividades do CRV.
Foto: Alessandra Lameira
O CRV é uma estrutura montada na entrada da Unidade de Conservação na confluência dos rios Amapari e São Felício (conhecido na região como Rio Feliz), divisa entre os municípios de Serra do Navio e Pedra Branca do Amapari.
Foto: Cristiane Menezes e Alessandra Lameira
A profª. Cristiane Menezes, coordenadora do Curso de Ciências Biológicas, foi a responsável pela atividade em equipe, formada por: Renata Ferreira, consultora de logística; Alessandra Lameira, Consultora de Comunicação; Aline Vaz, Bióloga; Yuri Silva, Acadêmico de Biologia; Maïlyz Zamblera, estagiária voluntária do PNMT; Valdeci Baia, guarda-parque e barqueiro.