terça-feira, 16 de julho de 2013

Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque é destaque no Festival do Cupuaçu

No período de 12 a 14 de julho ocorreu, no Município de Serra do Navio, o XVII Festival do Cupuaçu (Festçu). Durante todo o evento o Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque(PNMT), em parceria com a Prefeitura, realizou uma exposição mostrando as principais linhas de ação implementadas pela Equipe Gestora do Parque e instituições parceiras.

Exposição Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque.
Foto: Alessandra Lameira.
A exposição mostrou as seguintes atividades da Unidade de Conservação:  conselho consultivo, proteção, Curso Pedagogia de Projetos em Temas Ambientais, visitação pólo Amapari, pesquisa e o Centro Rústico de Vivência (CRV).
Exposição Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque.
Foto: Alessandra Lameira.

O objetivo da exposição era de dá visibilidade as ações realizadas pela equipe gestora do Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque. O órgão federal responsável pela gestão desta Unidade de Conservação é o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade - ICMBio.
Exposição Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque.
Foto: Alessandra Lameira.

Para a realização da exposição o PARNA Montanhas do Tumucumaque contou com o apoio do Programa Áreas Protegidas da Amazônia (ARPA)  e da ONG WWF-Brasil
Exposição Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque.
Foto: Alesssandra Lameira.

Mais de 600 profissionais foram envolvidos diretamente no evento. Cerca de quarenta barracas foram abastecidas oferecendo  iguarias derivadas do cupuaçu: bolo, sorvete, geleia, licor, vinho e bombom.
Exposição Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque.
Foto: Alesssandra Lameira.

Houveram apresentações culturais, shows de bandas locais, além da apresentação do cantor paraense Wanderley Andrade. O evento atraiu  mais de quatro mil pessoas ao município.
Eventos culturais e barracas de comidas típicas.
Foto: Alessandra Lameira.
 Durante o evento houve a escolha da Rainha do Festçu. A vencedora foi Josielly Nunes, representando o Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque.


quinta-feira, 11 de julho de 2013

PARNA Montanhas do Tumucumaque participa do Festival de Cupuaçu

O Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque (PNMT), participará do XVII Festival do Cupuaçu (FESTÇU), no período de 12 a 14 de julho, no município de Serra do Navio. Durante o evento, a Unidade de Conservação, em parceria com a prefeitura municipal, fará uma exposição mostrando as principais linhas de ação executadas pela equipe de analistas ambientais do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
Serão exibidos documentários e vídeos educativos que abordarão a importância da biodiversidade para a sociedade.
Mais de 600 profissionais estarão envolvidos diretamente no evento. Cerca de quarenta barracas estarão abastecidas cada uma com cinco iguarias diferentes derivadas do cupuaçu: bolo, sorvete, geleia, licor, vinho e bombom. Essas são algumas das delícias que serão oferecidas ao público.
Além do festival gastronômico, o FESTÇU terá apresentações culturais que devem atrair mais de quatro mil pessoas ao município.

quarta-feira, 10 de julho de 2013

Professores da UNIFAP apresentam proposta para o projeto Biodiversidade nas Costas

Gestores do Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque (PNMT),  e representantes da ONG WWF-Brasil  e o Instituto de Permacultura e Ecovilas do Cerrado (IPEC) realizaram, no período de 27 a 30 de junho, reuniões para posicionamentos e nivelamentos de ideias do projeto Biodiversidade nas Costas.
Reunidos Luiz Coltro (WWF), Paulo Russo e Renata Ferreira (ICMBIO), Bruno Reis e Lucy Legan (IPEC).
Foto: Alessandra Lameira

As reuniões aconteceram em 3 etapas: a primeira entre o PNMT, WWF e IPEC; A segunda etapa foi entre o PNMT, WWF, IPEC e o colegiado de geografia da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP); a terceira etapa foi com o colegiado de biologia da Unifap. Na ocasião, foram apresentados projetos que serão executados durante o processo.

Colegiado de Geografia da Unifap, ICMBi, WWF-Brasil e IPEC.
Fofo: Alessandra Lameira


O colegiado de geografia apresentou a proposta de elaborar materiais didáticos quem abordam três aspectos: Físicos (biogeografia, hidrogeografia, geomorfologia, geologia e pedagogia); Legais (que vai tratar do tema de Unidades de Conservação); Socioculturais (trabalhando com saberes tradicionais, paisagens culturais). Esse material irá envolver o ensino fundamental e médio das instituições de ensino público e na formação de professores.
Colegiado de Geografia da Unifap, ICMBi, WWF-Brasil e IPEC.
Fofo: Alessandra Lameira
A Coordenação Ciências Biológicas da Unifap apresentou a proposta didática  trabalhando a educação ambiental no âmbito das Unidades de Conservação, trabalhando  aspectos ecológicos, espécies importantes e ameaçadas, produzindo materiais confeccionados em papel reciclado, como caixa reciclada, e madeira de refugo. Os materiais para uso em diferentes níveis educacionais e com anexos para educação especial.
O Projeto Biodiversidade nas Costas reúne um conjunto de publicações políticas e científicas sobre a biodiversidade que são traduzidas em instrumentos educacionais para apoiar educadores no intuito de fortalecer a importância do tema em escolas e outros espaços para motivação de sociedades sustentáveis. 
Cristiane Menezes (UNIFAP/Biologia), Paulo Russo e Renata Ferreira (ICMBio) e Bruno Reis (IPEC).
(Foto: Alessandra Lameira)
Os instrumentos educacionais serão produzidos pelos próprios educadores com atuação no estado do Amapá e estarão contidos em um kit-mochila para formação e aplicação em espaços educadores do estado (salas de aula, Unidades de Conservação, ONGs locais e fóruns sociais). Com esse objetivo, busca consolidar a agenda ambiental a partir da temática biodiversidade nos currículos escolares e demais circuitos de aprendizagem no Estado do Amapá.

Nesse materiais serão apresentados conceitos, resultados de debates políticos, almanaques de atividades e outras mídias sociais, com o olhar direcionado às realidades socioambientais da Amazônia, visando a facilitação de professores e multiplicadores de educação ambiental para a conservação do bioma.