Blog

sexta-feira, 3 de novembro de 2017

Tumucumaque recebe curso de capacitação de Monitores da Biodiversidade

Curso foi realizado no Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque
Foto: Laís Fernandes

De 23 a 28 de outubro, comunitários da Perimetral Norte, Serra do Navio, Calçoene, Cunani e Vila Velha do Cassiporé participaram do III Curso de Capacitação de Monitores da Biodiversidade dos Parques Nacionais Montanhas do Tumucumaque e Cabo Orange. O treinamento é realizado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e Instituto de Pesquisas Ecológica (IPÊ). Uma nova capacitação está prevista para 2018.

No curso são demonstrados de forma prática o módulo básico do componente florestal do Programa Nacional de Monitoramento da Biodiversidade.

“O módulo básico é composto pelos protocolos de borboletas frugívoras, plantas lenhosas e mamíferos diurno de médio de grande porte e aves cinegéticas. Aves cinegéticas são o comumente alvo de caça. Os monitores também tiveram instrução sobre procedimentos de segurança em campo. Tudo feito de forma bem prática”, explica a consultora do IPÊ, Laís Fernandes.

Treze pessoas foram capacitadas durante o treinamento que aconteceu no Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque (PNMT). Comunitários que moram nas comunidades de Cunani, Calçoene e Vila Velha do Cassiporé, nos arredores do Parque Nacional do Cabo Orange (PNCO), também participaram do curso.

“Os jovens são selecionados de acordo com as habilidades próprias, precisam ser comunitários do entorno do parque porque com isso eles conhecem a região e tem facilidade para o avistamento de fauna. A seleção é feita pela gestão da unidade, monitores que já estão no projeto, consultora do IPÊ e lideranças comunitárias”, explica Laís Fernandes.

O curso contou também com a presença da coordenadora executiva do projeto, Cristina Tófoli, e os instrutores do IPÊ Paulo Bonavigo e Camila Lemke, que desenvolvem as ações do projeto na FLONA Jamari, em Rondônia.

Acompanhe abaixo imagens de como foi o III Curso de Capacitação de Monitores da Biodiversidade:

Foto: Laís Fernandes

Foto: Laís Fernandes

Foto: Cassandra Oliveira

Foto: Cassandra Oliveira

Foto: Cassandra Oliveira

Foto: Cassandra Oliveira


Um comentário:

  1. Parabéns... é isso ai pessoal! o parque não tem site... mas nem por isso deixamos de divulgar. qualquer coisa me chama no pv! q passo uns templates legal pra vcs usar no blog. A iniciativa dos monitores so vem a agregar ao parque

    fico o convite pro nosso artigo. Att: luis turismólogo
    http://futurismologo.blogspot.com/2020/10/parque-nacional-montanhas-do.html

    ResponderExcluir